Principais mudanças do E-social

O E-social teve algumas mudanças estabelecidas pela Medida Provisória (MP) da Lei da Liberdade Econômica. Confira as principais mudanças que atingiram o E-social:

Diminuição de dados solicitados

A plataforma até então, exigia cerca de 900 dados para serem preenchidos, que demandavam muito tempo e trabalho das empresas. Atualmente, somente 500 campos de informações são exigidos para serem preenchidos.

Plataforma para micro e pequenas empresas

Desde janeiro deste ano, as micro e pequenas empresas foram inseridas diretamente no sistema. Agora existe uma plataforma para as médias e grandes empresas e uma para as micro e pequenas.

Novo cronograma

Por conta da pandemia do coronavírus, foram criadas algumas medidas provisórias e portarias alterando as leis trabalhistas. A Portaria Conjunta número 55, que foi publicada dia 3 de setembro de 2020, garante a suspensão do cronograma de implantações que foi divulgado em dezembro de 2019. No Art 2O desta portaria, foi divulgado que deve-se ser publicado um novo cronograma com uma antecedência de 6 meses para seguir as novas regras implantadas.

Com informações de Contábeis.