7 dicas para desenvolver a proatividade no ambiente de trabalho

Uma pessoa proativa é aquela que antecipa ações, agindo antes mesmo que os problemas aconteçam, tomando ações preventivas e evitando problemas. Ter proatividade no trabalho é ter a capacidade de enxergar possíveis problemas e pontos de melhoria na execução de atividades, além de criar estratégias de solução antes que essa tarefa seja designada por um superior. Mas, não é fácil ser essa pessoa! Separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter proatividade no trabalho:

1. Pratique o autoconhecimento: O primeiro passo é se conhecer, ter consciência de seus pontos altos e baixos. Será que você está mais próximo de um funcionário proativo ou reativo?

2. Desenvolva habilidades: Para adquirir conhecimento sobre diversos setores da empresa e conseguir analisar e encontrar pontos de melhoria, você tem que desenvolver as habilidades necessárias para o seu setor de atuação. Se você trabalha em uma empresa que lida com softwares, por exemplo, você deve investir seu tempo em aprender como utilizá-los.

3. Seja participativo: Não adianta ter todas as hard e soft skills necessárias para atuar em cima de melhorias se você não sabe o que está acontecendo na empresa. Pergunte e esteja atento aos números da empresa. Seja um bom observador e identifique as oportunidades.

4. Elimine o que é desnecessário: Você deve eliminar o que não é necessário, ter foco e peneirar as suas opções e enxergar de fato as oportunidades. Não trabalhe em cima de ações desnecessárias, que não vão trazer um impacto considerável na instituição e ainda podem te prejudicar ocupando seu tempo.

5. Resolva problemas ao invés de reclamar: Agora que você já sabe onde atuar, está na hora de agir. Não deixe isso para depois ou espere que outra pessoa resolva. Faça você mesmo! Você deve estar preparado para apresentar as oportunidades ou problemas que encontrou aos gestores.

6. Tenha responsabilidade: Outra dica importante é saber que junto com a proatividade você deve ter muita responsabilidade. Isso porque você vai lidar diretamente com questões que afetam todo o setor de uma empresa. Nem sempre as coisas vão sair como o esperado, mas a pessoa que realmente tem proatividade no trabalho assume os riscos e as consequências deles.

7. Seja otimista: Pense sempre nos benefícios da sua atitude, isso ajuda na coragem para realizá-la. (Fonte: Voitto)