Quando e como trocar de contador

Trocar de contador pode parecer uma tarefa complicada, mas com planejamento e organização o processo pode ser tranquilo e, claro, benéfico para a empresa. O primeiro passo é identificar alguns fatores que podem indicar que é hora de trocar de contador, como perda de prazos, erros contínuos, mau atendimento, documentos extraviados, ferramentas ultrapassadas, falta de transparência, necessidade de cobrança das demandas contábeis.

Se você identificou que é hora de trocar de contador, vá para o próximo passo: a troca efetiva. Veja como realizar esse processo de forma eficiente:

Elabore um comunicado: Após selecionar o novo contador, é hora de elaborar um comunicado informando a mudança aos envolvidos, como o contador atual, órgãos fiscais e bancos. Esse comunicado deve ser claro, objetivo e fornecer informações sobre a data de transição e os motivos da troca.

Organize a documentação: Certifique-se de o antigo contador enviará todos os documentos e informações necessárias para a transferência de contabilidade. Isso inclui registros contábeis, declarações fiscais, contratos e outros documentos.

Formalize a rescisão: Mesmo com a comunicação é preciso formalizar a finalização das atividades com o distrato de prestação de serviço. Assim, a transferência de responsabilidade é formalizada e a nova contabilidade poderá responder e executar as atividades da sua empresa.

Firme o novo contrato com a contabilidade: Após a rescisão, deverá ser firmado o contrato com a nova contabilidade, que passa a responder tecnicamente pelas atividades contábeis da empresa.

E quando o contador não quer devolver os documentos para a troca de contabilidade? Infelizmente, esta é uma situação comum. Caso o antigo contador se recuse a realizar o envio total dos documentos e informações necessárias, ele pode ser denunciado ao Conselho de Contabilidade. O ideal é que todo o processo de transição não ultrapasse o período de 30 dias. (Fonte: Agilize)