COMO PAGAR MENOS IMPOSTO?

O ano mal começou, mas já é preciso muita atenção e principalmente organização na elaboração do seu planejamento tributário anual. Nesta etapa, o trabalho de um contador qualificado é muito importante, afinal ele poderá ajudar a garantir a saúde financeira da sua empresa.
Este é o momento certo para reavaliar o enquadramento fiscal. Sempre existe a possibilidade de reduzir as cargas fiscais e tributárias, dentro da lei, além de muitas outras medidas que poderão gerar economia considerável. Confira algumas dicas que separamos especialmente para você!

Projete cenários para o seu negócio

Essa é a hora certa de fazer isso, afinal é agora que os orçamentos para 2019 estarão na pauta das discussões. Desenvolva análises comparativas considerando o comportamento histórico de seus negócios e as expectativas para este ano.
Considere três cenários: otimista (crescimento em relação ao ano anterior), moderado (manutenção do mesmo volume de negócios) e pessimista (redução impactada por crise ou dificuldade de crescimento).

Compare os regimes tributários

Um dos mais adotados por micro e pequenas empresas é o Simples Nacional. Ele contempla empresas com receita bruta anual de até R$4,8 milhões em 2018, e é o mais simplificado que os outros, porém, pode não ser o mais adequado quando se fala de economia tributaria.
Você ainda pode contar com outras opções, como Lucro Presumido e o Lucro Real, no primeiro as margens de lucro são presumidas (32% para atividades de prestação de serviços e 8% para os comerciais e industriais). Já no Lucro Real, a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei.
Antes de fazer qualquer mudança no seu regime tributário fale com um contador, ele irá analisar cada cenário e te ajudar nessa questão que envolve vários aspectos.

Fluxo de Caixa

O regime de tributação impacta diretamente no caixa, afinal com o Simples Nacional você tem o prazo de 20 dias para o pagamento. Já no Lucro Real você ganha 25 dias para pagar o PIS e Cofins e 30 dias de prazo para o pagamento do imposto de renda e contribuição social. Já no Lucro Presumido ou no Lucro Real trimestral você ganha um prazo de 90 dias para quitar e ainda pode parcelar o imposto de renda e a contribuição em até três parcelar corrigidas pela Selic.