Empresas devem se preparar para as obrigações financeiras de fim de ano

O final do ano traz despesas e obrigações financeiras extras e, sem o devido planejamento, podem prejudicar o andamento da empresa. Com a previsão do fluxo de caixa e reservas de emergência, o empregador ficará preparado para lidar com as demandas extraordinárias e as previstas, como 13º salário.

Confira quais são os principais gastos com o funcionário no final de ano:

13º salário: Uma das principais despesas previstas para o fim de ano. O valor corresponde à soma de 1/12 do salário de cada mês trabalhado ao longo do ano.

Acerto de férias coletivas: Oferecidas a todos os trabalhadores da empresa, com no mínimo dez dias de duração, sobre as férias coletivas incide a um 1/3 do salário correspondente ao tempo de férias.

Distribuição de lucros: Empresas que optam pela distribuição de lucros entre funcionários e sócios não tem uma data obrigatória para fazer a divisão, mas muitas optam por fazer no final do ano.

Benefícios extras: Festas de final de ano, confraternizações, jantares e eventos para reunir os trabalhadores e agradecer pelo ano. Cestas de natal e outros gastos devem ser colocados na conta do fim de ano.