COMO CONTROLAR AS FINANÇAS DA MINHA EMPRESA?

Contas misturadas, desconhecimento de indicadores e falta de capital. Esses são três dos principais problemas que empreendedores podem enfrentar quando as finanças da sua empresa não estão saudáveis. Sem dúvidas, o descontrole financeiro hoje é um dos principais fatores de quebra das pequenas empresas. Por isso hoje preparamos algumas dicas para você administrar esse problema. Confira!

Tenha disciplina

Se você quer organizar as finanças da sua empresa, é preciso ter muita disciplina. É um desafio que precisa ser acompanhado a risca diariamente, caso contrário o objetivo não é atingido.
É preciso ter uma atenção especial em alguns indicadores que são fundamentais, como o faturamento, custo fixo, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento.

Separe as contas pessoais das empresariais

Um dos principais problemas de muitas empresas pequenas é a mistura das finanças empresariais e familiares. Para isso, é preciso definir com os sócios os períodos e condições para realizar as retiradas, evitando transferir capital da empresa para o patrimônio pessoal e vice-versa.

Atenção aos prazos

Para controlar o fluxo de caixa é preciso conhecer os prazos de recebimento e pagamento e principalmente, conhecer as dívidas de curto e longo prazo. Mantendo um controle sobre o caixa.